Relações exteriores

Parlasul aprova recomendação para política de segurança viária

Texto recomenda ainda a uniformização dos índices de velocidade máxima e a criação de uma licença única de motoristas para todo o Mercosul.

01/12/2009 - 18:02  

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou nesta segunda-feira (30), em Montevidéu, uma proposta de recomendação apresentada pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) para que o próprio parlamento e os órgãos especializados dos países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - elaborem uma política regional de segurança viária para todo o Mercosul.

A proposta tem como principais medidas a elaboração anual de um plano de metas de redução de índices de morte e lesões em acidentes de trânsito e a adoção de "política de tolerância zero" para índices de concentração de álcool no sangue de quem dirige, além da criação de um Observatório de Segurança Viária do bloco. O texto recomenda ainda a uniformização dos índices de velocidade máxima e a criação de uma licença única de motoristas para todo o Mercosul.

O Parlasul também decidiu criar um Observatório Energético para promover debates sobre o tema e analisar as alternativas para a produção de energia em toda a região. A iniciativa desta proposta também foi do deputado Beto Albuquerque.

Da Redação/SR
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.