Secretário de Direitos Humanos ressalta cadastro de desaparecidos
01/12/2009 - 15:45
Em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes, o secretário especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanuchi, registrou a importância da aprovação na Câmara do projeto que cria o Cadastro Geral das Crianças Desaparecidas (1842/07), de autoria da deputada Bel Mesquita (PMDB-PA).
Vanuchi considera assustador não haver ainda no Brasil um quantitativo centralizado no número dos desaparecidos. “O cadastro pode propiciar a distinção dos percentuais das diversas causas dos desaparecimentos, como briga em família, assédio sexual, cooptação pelo tráfico de drogas.”
O secretário enfatizou que a CPI está no mesmo patamar das CPIs que investigaram a exploração sexual de menores e o sistema carcerário, que nortearam o roteiro das ações do governo nessas áreas.
Vanuchi acentuou a necessidade de a secretaria trabalhar em conjunto com as secretarias de segurança pública, para que os policiais tenham maior cuidado e respeito pelos direitos humanos.
A audiência da CPI prossegue no plenário 12.
Reportagem – Paulo Roberto Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção