Economia

Unificação do uso de cartões de crédito será discutida em audiência

27/11/2009 - 16:37  

Dr. Ubiali propôs audiência com os principais bancos privados para discutir cartões de crédito.

Em 2009, os cartões de pagamento (crédito e débito) entraram para a pauta da Câmara. Desde o começo do ano, audiências vêm sendo realizadas e, na próxima quarta-feira (2/12), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio vai promover audiência pública com as diretorias dos principais bancos privados para discutir o tema.

O deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que propôs a reunião, defende a utilização de um só aparelho para imprimir a fatura, o que representaria economia para as lojas credenciadas na compra dos aparelhos, a fixação de uma taxa menor para os usuários dos cartões e um desconto menor no adiantamento de pagamentos.

"Mas não podemos trocar o dinheiro por cartões com os preços que estão sendo praticados", avalia o parlamentar. Ele quer pressionar as operadoras para saber o que tem sido feito para reverter o que classifica como monopólio sobre o setor.

Lucros altos
O deputado cita os lucros das empresas, em torno de 60% sobre a operação, o que, segundo ele, coloca a fatia de cartões como o negócio mais rentável do setor. "Queremos saber por que a margem de lucro é tão alta e semelhante entre as duas operadoras", disse.

Atualmente, as duas principais bandeiras do mercado brasileiro, Visa e Mastercard - que respondem por 89% das transações de crédito - têm contratos de exclusividade com as credenciadoras das lojas, Visanet e Redecard, respectivamente. Isso obriga os lojistas a terem contratos com as duas.

Tanto as empresas como as bandeiras são controladas por conglomerados financeiros como Itaú, Unibanco, Bradesco, ABN-Amro, Citibank e Banco do Brasil. Por isso foram convidados para essa audiência representantes dessas instituições:
- o presidente do Citibank no Brasil, Gustavo Marin;
- o presidente-executivo do Itaú Unibanco S/A, Roberto Egydio Setubal;
- o presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco S/A, Pedro Moreira Sales;
- o presidente do Banco Citicard S/A, Leonel Andrade; e
- o presidente da Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (Visanet), Rômulo Dias.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.