Educação, cultura e esportes

Executivo cria cargos para preparar jogos militares mundiais

17/11/2009 - 13:27  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5913/09, do Poder Executivo, que extingue 446 Funções Comissionadas Técnicas vagas para criar 25 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), sendo 22 DAS-4 e 3 DAS-3; 27 Gratificações de Exercício em Cargo de Confiança; além de 15 Gratificações de Representação.

De acordo com o Ministério da Defesa, a medida é necessária para atender à organização dos 5º Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) que serão realizados no Rio de Janeiro de 17 a 24 de julho de 2011.

Os Jogos Mundiais Militares ocorrem a cada quatro anos e abrangem várias modalidades esportivas. O evento é realizado em sistema de rodízio entre os países-membros. Estima-se que mais de sete mil atletas e dirigentes participem desses Jogos.

Os cargos
Os cargos criados deverão atender à administração, artes cênicas, comunicação social, educação física, finanças, informática, setor jurídico, nutrição e gastronomia, propaganda e marketing, recursos humanos, segurança, saúde, entre outras.

O Ministério da Defesa explica que, como a organização é um trabalho temporário, a permanência dos cargos e das gratificações por exercício de cargo de confiança também será temporária. As gratificações de representação deverão ser extintas em 31 de dezembro de 2011. A proposta prevê que os cargos DAS sejam remanejados automaticamente para o Ministério do Planejamento.

Tramitação
Com tramitação em caráter conclusivo e em regime de prioridade, a proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5913/2009

Íntegra da proposta