Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto fixa piso salarial de R$ 4.650 para nutricionistas

27/11/2009 - 08:20  

Salú Parente
Mauro Nazif diz que piso vai melhorar condições de trabalho e de atendimento.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5439/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que fixa em R$ 4.650 o piso salarial do nutricionista. A proposta altera a Lei 8.234/91, que regulamenta a profissão e não estabelece piso para a categoria.

Segundo o projeto, o piso salarial será reajustado anualmente, conforme a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Já no mês de publicação da lei, caso a medida seja aprovada, haverá um reajuste com base no INPC.

Valorização
Com a iniciativa, o deputado Mauro Nazif espera valorizar o nutricionista e contribuir para um melhor atendimento à população. Ele argumenta que os profissionais da área de saúde acumulam muitos empregos justamente para conseguir um salário digno e acabam estressados, o que prejudica o atendimento ao público.

"A fixação do piso salarial por lei dará melhores condições de trabalho aos profissionais, que receberão uma remuneração condizente com suas responsabilidades e exercerão o ofício em apenas um estabelecimento", afirma Nazif.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5439/2009

Íntegra da proposta