Política e Administração Pública

Temer promete colocar em pauta projeto do Clube Formador

18/11/2009 - 15:26  

O presidente da Câmara, Michel Temer, quer colocar em pauta o projeto de lei (PL 5186/05) do Clube Formador. A proposta traz mudanças à Lei Pelé (9615/98), tais como o reconhecimento legal das escolinhas como clubes de formação; a formalização da contratação de um atleta como contrato de trabalho; e a definição do direito de arena como a capacidade do clube de negociar a imagem coletiva dos jogos e a transmissão do espetáculo desportivo.

A proposta, que vai ser apresentada ao Colégio de Líderes, foi discutida nesta quarta-feira, numa reunião com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e vários atletas na Câmara dos Deputados. Temer quer votar o projeto ainda em 2009.

Além da discussão sobre o projeto de lei, eles conversaram sobre o incremento de recursos para o ministério. Michel Temer explicou que, também na elaboração do Orçamento, a Câmara vai se esforçar no apoio ao esporte brasileiro. "Em todos os orçamentos a partir de agora, certa e seguramente, nós vamos ter verbas especialíssimas para receber os atletas que vêm de todo o mundo para cá. Há um empenho muito grande aqui no Congresso Nacional no sentido de patrocinar as Olimpíadas.

Destinação de recursos
O ministro não quis adiantar o montante de recursos destinados à pasta, mas já indicou para onde serão destinados. "Para investimento na base, que é um desafio; em atletas, que é muito importante; e no preparo do Brasil para a Copa e as Olimpíadas."

A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, que esteve presente na reunião, acredita que os brasileiros conseguem organizar uma Olimpíada desde que tenham os recursos adequados. "Nós temos condições, tanto é que mostramos em Copenhague, senão eles não teriam nos autorizado [a fazer o evento]."

Notícias relacionadas:
Comitês e entidades pedem mais verbas para treinar atleta

Reportagem - Bruno Angrisano
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5186/2005

Íntegra da proposta