Projeto regulamenta cobrança do serviço de secretária eletrônica
13/11/2009 - 17:32
O Projeto de Lei 5555/09, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), cria normas de cobrança do serviço de secretária eletrônica oferecido pelas operadoras de celular. De acordo com a proposta, as empresas poderão cobrar apenas enquanto o usuário estiver ouvindo seus recados.
Além disso, as operadoras serão obrigadas a enviar demonstrativo atualizado das ligações efetuadas e das conexões à internet, e a discriminar essas ligações na fatura de cobrança, mesmo que haja bonificação ou gratuidade oferecida ao usuário.
O projeto prevê multa de 40 a 150 salários mínimos para o descumprimento das normas. Os serviços já disponibilizados e em desacordo com o que determina o projeto deverão ser cancelados no prazo máximo de 120 dias após a entrada em vigor da lei.
Acesso pago
O autor explica que, quando o usuário acessa a caixa postal de seu aparelho, a cobrança do serviço é contada a partir do momento em que é acionado, quando se demora minutos até que se consiga ouvir a mensagem. "É um absurdo que o usuário pague durante longo tempo até que atinja o objetivo de ouvir o recado, motivo pelo qual o projeto de lei busca proibir a cobrança de qualquer tarifa no período de espera", diz.
Segundo Capitão Assumção, com as garantias previstas na sua proposta, o usuário poderá fiscalizar melhor a prestação dos serviços, evitando surpresas, como cobrança de eventual clonagem ou má utilização do aparelho ou linha telefônica.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Comissão proíbe cobrança adicional por chamada em roaming
Promotor diz que lei não protege contra propaganda em celulares
Projeto proíbe tarifas diferentes para ligações entre celulares
Comissão mantém limite de tempo para uso de créditos de celular
Reportagem - Oscar Telles/SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br