Comissão aprova serviço voluntário na PM e Corpo de Bombeiros
05/11/2009 - 15:20
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (4) a criação de um projeto social que absorve nas polícias militares e nos corpos de bombeiros jovens dispensados ou recém-saídos do serviço militar obrigatório. O projeto, chamado de Policial/Bombeiro-Cidadão, será voluntário e fará parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
A medida consta do Projeto de Lei 5235/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP). O relator na comissão, deputado William Woo (PPS-SP), apresentou um substitutivo que exclui do texto original a prestação do serviço militar obrigatório nas polícias e nos corpos de bombeiros. Woo explicou que a Lei 4.375/64 restringe o serviço obrigatório às Forças Armadas.
De acordo com o projeto, que altera a lei do Pronasci (11.530/07), jovens desligados ou dispensados das Forças Armadas poderão atuar como voluntários nas forças de segurança dos estados por um prazo de 12 meses, que poderá ser prorrogado.
O trabalho terá que ser executado, obrigatoriamente, na comunidade de origem do voluntário. O Pronasci tem como uma das suas medidas o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.
Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva e ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Deputada critica gestores por não utilizarem verbas do Pronasci
Projeto amplia trabalho voluntário na Polícia e nos bombeiros
Guardas municipais poderão receber bolsa do Pronasci
Câmara aprova inclusão de três projetos no Pronasci
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br