Comissão discutirá situação de penitenciárias femininas no Brasil
04/11/2009 - 17:04
A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública para debater a situação das penitenciárias femininas no Brasil e discutir a implementação da Lei 11.942/09, que dispõe sobre condições mínimas de assistência assegurada às mães presas e aos recém-nascidos. A audiência ainda não tem data marcada.
De acordo com a autora do requerimento aprovado nesta quarta-feira, deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), alguns dados do Ministério da Justiça mostram que nos últimos quatro anos houve um aumento real da população carcerária feminina de 37,47%. "Na maioria dos estabelecimentos penais mistos, não há qualquer forma de tratamento voltado para a ressocialização das detentas, tampouco creche e berçário para seus filhos", acrescenta a deputada.
Pelaes acredita que a realização da audiência será importante para a defesa da criança, do seu direito de crescer em um ambiente digno e saudável ao lado de sua mãe, bem como o da mãe presa de ter garantido o mínimo de assistência.
Participantes
Devem ser convidados representantes do Ministério da Justiça; do Ministério Público; do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP); e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM).
Notícias relacionadas:
Segurança Pública rejeita cela especial para presa lactente
Projetos ampliam garantias para presas com filhos
Lei que garante berçários e creches em presídios é sancionada
Câmara aprova berçário e creche para presidiárias
Da Redação/SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br