Movimento defende delegacias especializadas em desaparecimentos
03/11/2009 - 20:36
A coordenadora do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida do Paraná, Marília Regina Pombo Marchese, propôs hoje, em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, a criação de delegacias especializadas para investigar o desaparecimento de pessoas.
Ela argumenta que as estatísticas não refletem os números exatos de crianças e adolescentes desaparecidos. Segundo ela, muitas mães nem denunciam à polícia quando ocorre o desaparecimento de filhos, uma vez que não podem sustentá-los e educá-los.
A relatora da CPI, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), afirmou que seu relatório deve adotar, como uma de suas principais sugestões, a criação das delegacias especializadas em desaparecimentos em cada estado. Ela argumenta que essa é uma reivindicação que tem chegado à comissão pelos participantes das audiências públicas
Prevenção
Marília Marchese ainda defendeu a inclusão, no currículo escolar do ensino básico, de palestras preventivas para crianças e adolescentes sobre os perigos de sequestro de menores.
Para a dirigente, o trabalho preventivo, com orientações básicas e simples, tem baixo custo para o Estado e pode conscientizar as crianças. A coordenadora defendeu também o trabalho de prevenção em parceria com concessionárias de rodovias, que poderiam divulgar nos recibos dos pedágios fotografias de crianças desaparecidas. "Além do trabalho da polícia, o Estado precisa ter total responsabilidade sobre as crianças porque o direito de ir e vir das crianças e adolescente não é totalmente percebido por eles."
Marchese destacou a importância do trabalho da mídia, que deveria divulgar casos de desaparecimento, não apenas quando ocorrem, mas lembrar frequentemente os casos não solucionados. A coordenadora ressaltou que há crianças sendo levadas ao exterior, violentadas, prostituídas ou mortas. Marília Marchese ainda sugeriu a delação premiada como medida para chegar a pedófilos e traficantes de crianças e bebês para adoção.
Notícias relacionadas:
CPI do Desaparecimento de Crianças vai ouvir Interpol
Movimento defende órgão oficial para investigar desaparecimentos
CPI sobre desaparecimento de crianças elege vice-presidentes
Câmara instala CPI sobre desaparecimento de crianças
Reportagem - Paulo Roberto Miranda/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br