Política e Administração Pública

Ministério defende integração do poder público contra catástrofes

28/10/2009 - 20:31  

O assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome João Marcos Assis da Silva disse na tarde desta quarta-feira na Câmara que, nas últimas catástrofes ambientais, o Estado brasileiro mostrou-se incompetente para atender as necessidades dos atingidos.

Em sua opinião, não é mais possível esperar que as emergências aconteçam para agir. "É preciso coordenação entre União, estados e municípios e que as competências estejam bem estabelecidas", destacou.

João Marcos Assis da Silva participou do Seminário Emergências Socioambientais e Direitos Humanos, realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Cáritas Brasileira.

O deputado Pedro Wilson (PT-GO), autor do requerimento para a realização do seminário, juntamente com o deputado Luiz Couto (PT-PE), também defende que o Estado deve agir de forma preventiva.

"A natureza às vezes não pode ser prevista, mas, nas grandes cidades, as emergências atingem principalmente populações que estão em áreas de risco, e só isso já traz a necessidade de atuação permanente. A gente percebe a ausência do Estado e a falta de gente preparada", ressaltou.

Trabalho conjunto
A assessora da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional Maria Inez Resende Cunha acredita que, sozinho, o governo não vai dar conta de reduzir desastres e perdas. Daí, ressalta a importância da atuação das organizações sociais.

Segundo ela, as Defesas Civis mais atuantes são aquelas em que estão envolvidos voluntários e organizações sociais. "Essa é uma atividade articulada entre governo e sociedade. E isso está começando a ocorrer no Brasil", assegura.

Continua:
CNBB: pobres são os que mais sofrem consequências do aquecimento
Instalada subcomissão sobre emergências socioambientais

Reportagem - Maria Neves
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.