Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova uso do Fistel para segurança em presídios

21/10/2009 - 18:47  

A Comissão de Segurança Pública aprovou hoje proposta que permite a utilização de recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para a construção de presídios e para a compra de equipamentos de segurança.

Um dos objetivos do Fistel é custear as despesas do governo federal na fiscalização das telecomunicações. Também se destina ao desenvolvimento de novos meios e técnicas para o exercício dessa fiscalização. O fundo arrecada cerca de R$ 2,5 bilhões por ano.

O substitutivo aprovado à proposta (PL 1808/07), do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), determina que 8% do Fistel sejam repassados para o Fundo Penitenciário Nacional e para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Pelo texto aprovado, o Fundo Penitenciário ficaria com 70%, e o Fundo Nacional de Segurança, com 30% desses recursos.

O autor da proposta original, deputado William Woo (PSDB-SP), lembra que um dos principais problemas enfrentados dentro dos presídios é a facilidade de comunicação dos apenados, que de dentro da cadeia comandam o crime organizado, através de telefones celulares. Para ele, é fundamental que haja disponibilidade de recursos para a instalação de equipamentos que inibam a comunicação telefônica nos presídios.

Tramitação
A proposta vai ser analisada ainda pela comissões de Ciência e Tecnologia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo.

Notícias relacionadas:
Finanças rejeita compensação para cidades com presídios
Câmara aprova monitoramento do sistema carcerário
Segurança aprova terceirização de serviços em penitenciárias
Diretor quer reduzir custo de abertura de vaga em presídio

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1808/2007

Íntegra da proposta