Política e Administração Pública

Comissão aprova prorrogação de dívida rural com vencimento em 2009

16/10/2009 - 18:14  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (14) a prorrogação, por um ano, das parcelas de 2009 da dívida rural renegociada com base na Lei 11.775/08. De acordo com a proposta, será necessário um laudo técnico para comprovar a necessidade do benefício.

A prorrogação foi proposta no Projeto de Lei 5703/09, de autoria da comissão especial que analisou o impacto da crise financeira mundial sobre a agricultura. A justificativa é que quando a crise se agravou, o agricultor ficou em pior situação do que na época da renegociação da dívida em 2008.

A proposta recebeu parecer favorável do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). Ele também relatou a Medida Provisória 432/08, origem da Lei 11.775, que permitiu a repactuação de quase três milhões de contratos de financiamento agrícola em atraso no País. A MP foi aprovada na Câmara em agosto do ano passado.

Heinze observa que muitos produtores têm sofrido perdas por motivos climáticos, por exemplo, e, por não terem condições de acesso a seguro, acabam sem recursos para honrar os compromissos.

Paliativo
Apesar de defender uma ampla reformulação da política de crédito rural do País, que admita revisões automáticas dos cronogramas de vencimento, o relator reconheceu que o projeto resolve uma exigência momentânea dos produtores brasileiros atingidos pela crise financeira mundial.

"Até que tal desafio [reformulação da política de crédito] se transforme em realidade, resta-nos colocar em prática a receita de bolo conhecida: renegociações pontuais, ainda que paliativas", salientou Heinze.

Na avaliação do parlamentar, a medida aprovada "dá um fôlego para os produtores rurais poderem pagar, porque o volume é muito grande. E em muitas regiões houve frustrações, e como não tem seguro, o ônus é dele" pois, segundo o deputado, está em risco seu patrimônio. "Por isso, a gente luta há muitos anos pelo seguro agrícola. Quando ele tem que comprar o adubo, o herbicida, a máquina, o custo é alto. Ninguém subsidia o produtor".

Mas o deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), também integrante da Comissão de Agricultura, é contra um novo benefício aos grandes produtores rurais por conta da crise financeira. Ele critica as sucessivas renegociações exigidas pelo setor e diz que a agricultura familiar não tem tido o mesmo tratamento pelo governo.

Tramitação
Sujeito à análise do Plenário, o projeto ainda será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Agricultura aprova emissão de títulos por agronegócio
Projeto cria modalidade de títulos de crédito do agronegócio
Proposta anistia dívida de produtores atingidos por enchentes
Produtores rurais vão elaborar política para proteção da renda

Reportagem - Janary Júnior e Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5703/2009

Íntegra da proposta