Parcelamento de recursos de emenda parlamentar poderá ser proibido
09/10/2009 - 09:21
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5426/09, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que proíbe o parcelamento de recursos do Orçamento da União para municípios decorrentes de emendas parlamentares. A proposta estabelece que esses recursos devem ser liberados de uma úncia vez.
O banco responsável pelo repasse terá o prazo de dois dias úteis, após a autorização da transferência pelo governo federal, para depositar o dinheiro na conta da prefeitura.
Andamento das obras
Atualmente, as transferências decorrentes de emendas individuais e de bancadas são repassadas em parcelas aos municípios, após a comprovação de uma série de documentos exigidos em lei e da apresentação da contrapartida.
Para o deputado Inocêncio Oliveira, essa situação prejudica o andamento das obras que serão financiadas com as emendas. Segundo ele, as parcelas, liberadas "em doses homeopáticas, representam um insignificante percentual do total aprovado na emenda".
Com a proibição do parcelamento, ele acredita que os municípios terão melhores condições financeiras de tocar os investimentos com recursos de transferências voluntárias.
Tramitação
O projeto tramita, que caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Governo promete liberar R$ 1 bi por mês para emenda parlamentar
CCJ proíbe verbas para ONG de parente de parlamentar
Paulo Bernardo vai explicar contingenciamento de emendas
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br