Ciência, tecnologia e Comunicações

Educação aprova exigência de laboratórios em escolas públicas

08/10/2009 - 18:10  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (7) projeto que obriga as escolas públicas de ensino fundamental e médio a manter laboratórios de ensino de ciências e de informática, todos construídos com recursos do orçamento da Educação.

A proposta (PL 6964/06) é de autoria da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96). O texto recebeu parecer favorável da deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

A relatora acatou uma emenda que excluiu a exigência de que o financiamento dos laboratórios fosse feito com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Segundo Fátima Bezerra, o fundo já tem uma destinação específica. Já no caso da Educação, o financiamento é feito por meio da receita de impostos consignados no Orçamento, prática que deve ser mantida para os laboratórios propostos.

A relatora destacou que as atuais políticas de inclusão digital ou de disseminação científica estão limitadas às escolas públicas com mais de 100 alunos. O projeto, segundo ela, traz um diferencial ao obrigar o acesso a computadores e laboratórios de ciências em todas as unidades de ensino médio e fundamental, independentemente do tamanho.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será examinado nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova obrigatoriedade de laboratórios em escolas

Reportagem – Janary Júnior
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6964/2006

Íntegra da proposta