Cidades e transportes

Comissão aprova reserva do Fundo de Habitação para jovens

30/09/2009 - 13:54  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto de Lei 5207/09, da deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), que reserva pelo menos 15% dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para a população jovem – entre 18 e 29 anos.

O relator, deputado Francisco Praciano (PT-AM), que apresentou parecer favorável à proposta, lembra que, entre os principais componentes do déficit habitacional urbano, está coabitação familiar – convivência de duas ou mais famílias no mesmo domicílio –, que afeta principalmente a população mais jovem.

"As razões para a coabitação familiar são várias. Há situações em que a moradia conjunta é uma opção familiar. Entretanto, o principal motivo que leva duas ou mais famílias dividirem um domicílio, muitas vezes precário, é a falta de recursos financeiros, seja para o acesso a uma moradia própria, seja para o pagamento de aluguel. Note-se que, em geral, a falta de recursos afeta os jovens, com famílias recém constituídas, que continuam residindo no mesmo domicílio dos pais".

Levantamento da Fundação João Pinheiro para o Ministério das Cidades em 2006 mostra que o déficit habitacional estimado em 2006 era de cerca de 7,9 milhões de domicílios, a maioria (6,5 milhões) deles localizados em áreas urbanas. A coabitação familiar é responsável por 57,7% do total do déficit habitacional apurado pela fundação.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pelas comissões de de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Parlamentares defendem PEC que combate o déficit habitacional
CCJ aprova PEC que destina recursos tributários para casa popular
Projeto de iniciativa popular poderá ser assinado pela internet
Projeto cria financiamento habitacional para família de baixa renda
Movimentos sociais apóiam PEC da moradia popular

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5207/2009

Íntegra da proposta