Comissão aprova divulgação obrigatória de desmatamento amazônico
25/09/2009 - 18:51
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (23) a obrigatoriedade de o governo federal divulgar, pelo menos três vezes por ano, os dados sobre desmatamento da Amazônia.
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Mário de Oliveira (PSC-MG) ao Projeto de Lei 3480/08, da deputada Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM). De acordo com o relator, a proposta, que altera a Lei 4.771/65, pode ser útil para que se possa prevenir o desmatamento.
Visibilidade prejudicada
Porém, esclareceu o relator, a proposta original previa a divulgação mensal dos dados, o que ele considera que pode ser difícil nos meses de chuvas, quando a observação é dificultada e até impedida pelas nuvens. Por isso, o deputado optou pela obrigatoriedade trimestral.
Oliveira também alterou o artigo a ser modificado. Ele acredita que a colocação da obrigatoriedade no artigo 22 do Código Florestal ficaria melhor do que no § 2º do artigo 1º. Isso porque o primeiro artigo define os termos técnicos utilizados na lei e o 22 trata da fiscalização.
Tramitação
A proposta, conclusiva, já foi aprovada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Ambientalista: mercado mundial de carbono movimentou US$ 126 bi
Zoneamento da cana-de-açúcar gera divergências na Câmara
Polo industrial de Manaus reduziu desmatamento, aponta pesquisa
Acordo da ONU vai definir formas de combate ao aquecimento global
Comissão muda destinação dos recursos das multas ambientais
Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br