Taxas sobre terrenos de marinha serão discutidas em audiência
21/09/2009 - 13:04
A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza audiência na quarta-feira (23) para discutir a cobrança de foro, taxa de ocupação e laudêmio incidentes sobre os terrenos de marinha com a secretária de Patrimônio da União, Alexandra Reschke. O laudêmio é uma espécie de pensão, ou prêmio, que o foreiro paga, quando há alienação do respectivo imóvel. Foreiro é o cidadão obrigado a pagar um foro pelo uso de imóvel.
O debate foi proposto pelo deputado José Chaves (PTB-PE), autor também do requerimento para a criação de subcomissão sobre o assunto, instalada em abril deste ano. Ele quer discutir o impacto dessas cobranças no orçamento das famílias residentes nas áreas de terrenos de marinha e no mercado imobiliário e discutir os critérios de arrecadação da Secretaria de Patrimônio da União.
No ano passado, a Câmara arquivou projeto de lei (4316/01) que atualizava a delimitação dos terrenos de marinha. A proposta, de autoria do ex-senador Paulo Hartung previa o uso da linha de preamar médio de 2000, em substituição à regra atual, baseada na linha do preamar médio de 1831. Essa linha serve de ponto de partida para a demarcação dos terrenos de marinha e é definida pela área inundada pela maré alta.
José Chaves considera uma distorção a cobrança de foro, laudêmio e taxa de ocupação baseados em definições do primeiro Império. Ele argumenta ainda que os recursos arrecadados não são investidos nessas regiões e contribuem apenas para onerar moradores e empresas.
A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 16.
Notícias relacionadas:
Subcomissão Especial dos Terrenos de Marinha é instalada
Câmara arquiva projeto sobre novos limites para terrenos de marinha
Da Redação/PCS
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br