Política e Administração Pública

Ministro: aposentadorias por invalidez terão impacto nos estados

16/09/2009 - 19:33  

O ministro da Previdência, José Pimentel, afirmou nesta quarta-feira que o maior impacto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 270/08) das aposentadorias por invalidez será sobre os estados. Pimentel participou de audiência pública da comissão especial que analisa a proposta.

A PEC concede aposentadoria integral para servidores públicos federais, estaduais e municipais que se aposentarem por invalidez e tiverem ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998.

Segundo o ministro José Pimentel, a União tem despesa estimada de R$ 6 bilhões ao ano com as aposentadorias por invalidez. Com a aprovação da PEC 270, o ministério da Previdência estima que a despesa sofrerá acréscimo de cerca de R$ 1,160 bilhão.

Mais servidores
O impacto será maior nos estados, segundo José Pimentel, porque eles têm maior número de servidores. "Os governos dos estados precisam ser ouvidos porque são eles que vão pagar esta conta. É ali onde vai ter um impacto grande. Por que isso? Porque dos 9,128 milhões de servidores do regime próprio, 7,1 milhões são dos estados e dos municípios."

Relator da PEC, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que pretende ouvir os estados, mas não fez uma previsão de prazo para apresentação de seu parecer. "Eu não tenho pressa de apresentar o relatório. Eu quero ouvir, além do ministro, representantes dos estados, representantes das entidades, ouvir tudo com calma, com cautela."

Ele observou ainda que "não adianta concluir o relatório e depois ficar parado na pauta da secretaria da Mesa Diretora da Câmara, para não se saber quando será colocado em votação".

Faria de Sá destacou que seu relatório vai resgatar as distorções criadas com as reformas previdenciárias promovidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícias relacionadas:
Invalidez: procuradores do Trabalho apoiam paridade de aposentados
PEC concede vencimento integral para aposentados por invalidez
Instalada comissão sobre aposentadoria por invalidez
Projeto mantém aposentadoria por invalidez de quem for eleito

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.