Comissão aprova crédito subsidiado a vítimas de calamidades
02/09/2009 - 16:14
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou nesta quarta-feira proposta que autoriza o Poder Executivo a abrir linha de crédito subsidiada para atender as vítimas de calamidades públicas.
O Projeto de Lei 4689/09, do deputado Acélio Casagrande (PMDB-SC), teve parecer favorável da relatora, deputada Dalva Figueiredo (PT-AP). Segundo o texto, os bancos oficiais poderão emprestar até R$ 50 mil por família atingida. As famílias beneficiadas terão 36 meses de carência para começar a pagar o financiamento.
"Uma das necessidades mais prementes por aqueles que enfrentam uma grande calamidade é a falta de recursos financeiros imediatos para o atendimento de suas necessidades básicas, em um momento em que as pessoas perdem todos os seus bens e os meios de sustento", afirma Dalva Figueiredo.
Para a relatora, a iniciativa dará condições às famílias afetadas de pagar suas dívidas, recomeçar suas vidas e recuperar a estabilidade financeira, além de fortalecer a economia dos municípios atingidos.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Doações para vítimas de calamidades poderão ser deduzidas do IR
Comissão aprova abatimento de doações em dinheiro à Defesa Civil
Finanças rejeita destinação de parte da Cide para Defesa Civil
Subcomissão quer facilitar liberação de verbas para calamidades
Defesa Civil pede novas leis para agilizar liberação de recursos
Comissão geral reivindica fundo para prevenir desastres naturais
Falta de estrutura faz defesa civil deixar de receber verbas
Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br