Agropecuária

Audiência discutirá política de assistência e extensão rural

31/08/2009 - 10:39  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove na quinta-feira (3) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 5665/09, que cria a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater). O projeto foi apresentado pelo governo no início de agosto e, como tramita em regime de urgência, vai trancar a pauta do Plenário a partir de 18 de setembro.

Segundo o projeto, a Pnater tem entre seus objetivos promover o desenvolvimento rural sustentável e o aumento da produtividade e da qualidade das atividades agropecuárias. Outro objetivo é facilitar o acesso dos agricultores familiares aos serviços de educação não formal relacionados a essas atividades. Serão beneficiados por essa política, entre outros, os assentados da reforma agrária, povos indígenas e remanescentes de quilombos.

A proposta estabelece que a Pnater será implementada por meio de um programa nacional (Pronater) a ser desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com os conselhos estaduais de desenvolvimento rural sustentável que aderirem ao programa.

Outra medida prevista no projeto é a dispensa de licitação para contratar as instituições que vão executar o serviço de assistência técnica e extensão rural.

A audiência foi sugerida pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). O relator do projeto na Comissão de Agricultura é o deputado Geraldo Simões (PT-BA).

Convidados
Foram convidados para a audiência:
– o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel;
– o diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, César José de Oliveira;
– o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares;
– o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris;
– a coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil (Fetraf), Elisangela dos Santos Araujo;
– o secretário-executivo da Articulação Nacional de Agroecologia, Denis Monteiro.

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 6.

Notícias relacionadas:
Projeto normatiza dispensa de licitação para agricultura familiar
Debatedores pedem fortalecimento da agricultura familiar
Proposta cria selo de qualidade de produtos da agricultura familiar
Câmara aprova criação do Dia Nacional do Extensionista Rural

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5665/2009

Íntegra da proposta