Comissão aprova aviso sobre lactose nas embalagens de produtos

21/08/2009 - 19:54  

Comissão de Defesa do Consumidor aprovou por unanimidade, na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 2663/03, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que obriga os fabricantes de produtos que contenham lactose a informar essa característica, no rótulo ou embalagem de forma nítida e de fácil leitura. O objetivo é evitar o consumo desses produtos por quem é alérgico a esse açúcar presente no leite e seus derivados.

A relatora na Comissão, deputada Tonha Magalhães (PR-BA) apresentou parecer favorável à proposta. A deputada lembra que a Lei 8078/90 já determina que todos os produtos que contém lactose informem isso ao consumidor, mas que o projeto em análise entra em detalhes sobre como essa informação deve ser passada.

Novas emendas
Ela apresentou duas emendas à proposta. A primeira estabelece o ponto exato da embalagem onde a inscrição deve aparecer. Já a segunda emenda aumenta de um para dois anos o prazo para que os fabricantes modifiquem suas embalagens.

"Dessa forma consideramos que, a alteração na rotulagem nutricional, contida na presente proposição, possa ser adotada sem causar transtornos à atividade econômica", explica.

A deputada estima que cerca de 25% dos brasileiros, aproximadamente 40 milhões de pessoas, apresentam, em maior ou menor grau, intolerância à lactose, cujos sintomas podem causar grande desconforto e prejudicar a absorção de nutrientes fundamentais.

"Praticamente sem qualquer custo adicional, o consumidor passará a beneficiar-se do maior destaque que passará a ser dado, nas embalagens e rótulos dos produtos, a uma informação realmente relevante para sua saúde e segurança", aponta.

Tonha lembra também que o projeto segue o mesmo modelo daquele que originou a Lei 10674/03, que obriga que obriga que os produtos alimentícios tragam em seu rótulo a inscrição: "Contém glúten", ou "Não contém glúten", conforme o caso, que tem apresentado excelentes resultados.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado pela comissão de Seguridade Social e Família em julho. Já a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou o projeto em 2007. A proposta ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova alerta sobre fenilalanina em rótulos
Comissão obriga inserção de símbolo em alimento sem glúten
Agricultura rejeita proibição de hormônio na criação de aves
Meio Ambiente rejeita proibição de ácido em agrotóxico
Seguridade aprova limite de resíduos de anabolizantes em alimentos

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2663/2003

Íntegra da proposta