Política e Administração Pública

Relator propõe isenção para empresas de transportes coletivos

12/08/2009 - 21:49  

O relator da Comissão Especial da Desoneração Tributária no Transporte, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentou nesta quarta-feira um substitutivo ao Projeto de Lei 1927/03, do deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), que isenta da Cide os combustíveis usados pelo transporte coletivo urbano municipal e pelo transporte alternativo de passageiros, quando legalizado. Outras três propostas (PLs 5311/05, 424/07 e 785/07) tramitam apensadas.

O substitutivo propõe a redução a 0% da alíquota da Cide Combustíveis sobre o óleo diesel; e a 0,5% a da contribuição do PIS/Pasep e da Cofins sobre o faturamento das prestadoras de serviços de transporte coletivo; sobre o óleo diesel, pneus e câmaras de ar, carrocerias, chassis, motores e demais peças e acessórios, além dos lubrificantes.

Zarattini também se disse favorável ao estímulo da adoção, pelas administrações locais, do sistema de bilhete único, utilizado com sucesso em São Paulo e em outras cidades.

A isenção proposta será dada por meio da compensação de créditos tributários. O objetivo é minimizar o impacto dos preços dos combustíveis no valor das passagens. Segundo o deputado Fernando de Fabinho, o custo do transporte público é um dos principais fatores de diminuição da renda dos brasileiros.

Energia mais barata
Em relação a trens e metrôs, o substitutivo estabelece um desconto de no mínimo 75% para tarifas de energia pagas pelas companhias desses setores.

Para justificar suas sugestões, Zarattini citou um relatório de 2006, da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério das Cidades, que busca propostas para o barateamento das tarifas de transporte público urbano.

Segundo o estudo, em 2004 o cidadão gastou 30% do salário mínimo para se locomover duas vezes por dia durante 25 dias. O mesmo trabalho apontou que, em 2006, havia 1,6 mil empresas operadoras de serviços de transporte público coletivo urbano no País — 95% delas eram da iniciativa privada.

Tarifa alta
O estudo inclui também uma estimativa do número de passageiros transportados em 2005. Pelas estatísticas, foram 60 milhões por dia, mas o número pode ter caído nos últimos anos com os aumentos nas tarifas e a concorrência do transporte informal. Assim, os pobres deixam de utilizar um serviço caro, e a diminuição no fluxo faz os preços subirem ainda mais.

A pesquisa aponta como causas do problema o aumento, acima da inflação, dos custos dos insumos (combustíveis, peças e acessórios, veículos, pneus); a elevada carga tributária; o incremento do número de benefícios concedidos pela legislação (gratuidades e reduções de tarifas) sem a correspondente criação de fontes de custeio; e a baixa produtividade das redes de transportes, causada pela ineficiência do sistema.

Zarattini acrescentou a essa lista dois motivos: a baixa qualidade dos próprios serviços de transportes na maioria das principais cidades e, recentemente, as facilidades de financiamento e a redução de preços que levaram ao aumento do uso do transporte individual (automóveis e motocicletas).

Notícias relacionadas:
Desoneração do transporte depende pouco do governo, diz secretário
Relator defende menos tributos para renovar frota de ônibus
Especialistas defendem implantação do bilhete único em coletivos
Trabalhador ganhará com desoneração de transportes, diz deputado

Reportagem – Juliano Pires
Edição – Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta