Educação, cultura e esportes

Audiência vai discutir regularização de dívidas do Fies

03/08/2009 - 10:01  

A Comissão de Educação e Cultura promove na quinta-feira (6) audiência pública para discutir a regularização de dívidas originárias do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A comissão vai debater o Projeto de Lei 4945/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que prevê medidas de estímulo à liquidação ou regularização dessas dívidas.

Segundo o projeto, o Fies adotará critérios já aplicados para os beneficiários do extinto Crédito Educativo (Creduc), que foram autorizados a quitar a dívida com 90% de desconto se adimplente e 80% se inadimplente. Esse desconto foi autorizado pela Lei 10.846/04.

Paulo Pimenta afirma que os beneficiários do Fies têm dificuldades de pagar as dívidas, principalmente porque demoram a ingressar no mercado de trabalho ou recebem baixos salários após concluírem o ensino superior. "Esses fatores são agravados com as elevadas taxas de juros do financiamento, o que torna a dívida impagável", diz o deputado.

A audiência foi sugerida pelo relator do projeto, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). "Os estudantes estão passando por essas dificuldades pelas condições contratuais, que são injustas, e precisam de solução com a maior urgência possível", afirma Lopes.

Enfermeiros e dentistas
A proposta de Paulo Pimenta tramita em conjunto com o Projeto de Lei 4881/09, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que permite o abatimento de 1% da dívida de enfermeiros e dentistas com o Fies a cada mês trabalhado para o Sistema Único de Saúde (SUS) em localidades carentes.

Convidados
Foram convidados para o debate:
– a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho;
– a líder do Movimento Fies Justo, Daniela Pellegrini;
– um representante do Ministério da Educação.

A audiência será realizada às 10 horas, em plenário a definir.

Notícias relacionadas:
Comissão rejeita desconto em mensalidade para aluno pesquisador

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4945/2009

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre