Política e Administração Pública

Presidente da UNE defende novo marco para educação superior

16/07/2009 - 17:10  

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, pediu nesta quinta-feira, na abertura do 51º congresso da entidade, a aprovação do Projeto de Lei 5175/09. A proposta, elaborada a partir de sugestão da UNE, estabelece um novo marco regulatório para a educação superior. O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente em exercício da Câmara, Marco Maia (PT-RS), participaram do evento que também promoveu o primeiro encontro nacional dos estudantes do ProUni.

O projeto estabelece como princípios para a universidade o caráter público, democrático e nacional; e considera o ensino superior estratégico para o projeto de desenvolvimento do País. Transformado em proposta pela Comissão de Legislação Participativa, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96).

Autonomia e recursos
O texto prevê que seja garantido às universidades autonomia didática, científica, pedagógica, de gestão financeira, administrativa e patrimonial.

Pela proposta, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e 75% do orçamento para a educação serão destinados ao ensino superior. O projeto prevê, ainda, que metade da receita obtida pela exploração da camada pré-sal do petróleo seja investida em educação.

Na opinião da líder estudantil, a aprovação do projeto pode garantir mais chances aos brasileiros que não têm acesso ao ensino superior. Lúcia Stumpf lembra que atualmente 88% da população não chega à universidade. "Se o projeto for aprovado vai garantir uma universidade mais democrática."

Debates
Marco Maia acredita que ainda será necessário muito debate, já que a proposta tem pontos polêmicos, como os valores a serem investidos nas universidades, mas defende a importância da matéria. "É óbvio que é um projeto polêmico. Vários debates precisarão ser feitos em torno deste projeto, mas precisamos dar celeridade, e fazer com que esse projeto seja levado ao plenário da Câmara."

O presidente Marco Maia considera que um novo marco regulatório para o setor universitário do País é uma das prioridades para a sociedade brasileira.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 4212/04, do deputado Átila Lira (PSB-PI), que está em análise na comissão especial da Reforma Universitária. Se forem aprovados seguirão para o Plenário.

Notícias relacionadas:
Câmara homenageia 30 anos da reestruturação da UNE
Câmara deve dar prioridade para programa de bolsas de extensão
Reforma universitária: estudantes e professores buscam consenso
Jorginho Maluly é o novo relator da reforma universitária

Reportagem – Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.