Presidente da UNE pede aprovação de novas regras para universidade

16/07/2009 - 13:23  

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, pediu hoje, na abertura do 51º congresso da entidade, a aprovação do Projeto de Lei 5175/09. A proposta, elaborada a partir de sugestão da UNE, estabelece um novo marco regulatório para a educação superior. O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente em exercício da Câmara, Marco Maia (PT-RS), participam do evento.

O projeto estabelece como princípios para a universidade o caráter público, democrático e nacional; e considera o ensino superior estratégico para o projeto de desenvolvimento do País. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

A líder estudantil disse que a aprovação do projeto pode garantir mais chances aos brasileiros que não têm acesso ao ensino superior. Lúcia Stumpf lembra que atualmente 88% da população não chega à universidade. "Se o projeto for aprovado vai garantir uma universidade mais democrática".

Debates
O presidente Marco Maia, considera importante negociar celeridade para a proposta. Ele adverte, no entanto, que é fundamental promover debates sobre o tema, já que há divergências sobre o volume de recursos que deve ser investido na área de Educação.

Matéria atualizada às 14h27

Reportagem – Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5175/2009

Íntegra da proposta