Ciência, tecnologia e Comunicações

Telefônica promete melhorar serviços até o fim do ano

07/07/2009 - 20:57  

O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, comprometeu-se nesta terça-feira a melhorar de forma significativa, até o final do ano, o processo de comercialização, operação e de atendimento da empresa "para atender às expectativas dos clientes". Ele disse ainda que a Telefônica assume a responsabilidade pelos recentes problemas no funcionamento da rede e nos seus serviços — o acesso à internet em banda larga (Speedy) sofreu, em abril, uma pane que prejudicou milhares de usuários.

Antônio Carlos Valente participou de audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para discutir as deficiências na prestação de serviços da companhia.

Ele explicou que na primeira falha no Speedy, em julho de 2008, a demora foi para detectar um problema no "roteador de borda", cuja principal função é transferir pacotes de um segmento de rede para outro. Já a falha de abril deste ano, acrescentou, aconteceu por causa de ataque externo, apesar dos equipamentos de segurança. Nesse caso, houve intermitência na rede. "O crescimento das reclamações tem a ver com essas falhas registradas", afirmou Valente.

Excesso de tráfego
Segundo o presidente da Telefônica, a companhia tem 2,6 milhões de clientes em São Paulo e "o intenso tráfego significa interferência direta na rede, com algum tipo de desconforto para o usuário".

Devido às reclamações, o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações, Jarbas José Valente, lembrou que a Anatel determinou à telefônica a suspensão da venda do Speedy até que o serviço seja melhorado. Além disso, multou a empresa em R$ 15 milhões.

O diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo, Roberto Pfeiffer, informou que uma das reclamações recorrentes é sobre a mudança na velocidade da internet. Além de não entregar o serviço, a empresa cobra por ele.

Já o ouvidor da Anatel, Nilberto Diniz Miranda, chamou atenção para a demora no andamento dos processos sobre as reclamações dos usuários. Ele disse que foram abertos processos na primeira interrupção do fornecimento dos serviços de internet em banda larga, em julho de 2008, que até hoje ainda não foram finalizados pela Anatel.

Autor do requerimento para realização da audiência, o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP) afirmou que estava "tranquilo" depois das falas dos debatedores, principalmente pelo fato de não faltarem recursos para a Telefônica implementar as recomendações da Anatel.

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Reportagem - Oscar Telles
Edição – João Pitella Junior

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