Direitos Humanos

Deputados apoiam benefício previdenciário para vítimas de violência

07/07/2009 - 20:15  

Deputados apoiam proposta apresentada por representantes da igreja católica de criar dispositivo legal que garanta benefícios previdenciários às vítimas de crimes ou aos dependentes dessas vítimas.

A proposta foi apresentada em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa pelo movimento de cursilhos da cristandade de Aracaju, capital sergipana, e endossada pela CNBB. Na audiência, foi discutido o tema escolhido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade deste ano: "Fraternidade e Segurança Pública".

O autor do pedido para a audiência pública, deputado Iran Barbosa (PT-SE), informou que ainda será escolhida a melhor forma de encaminhar a proposta. "Nós vamos analisar se é melhor conceder benefício previdenciário ou outra forma de benefício. Hoje, o arcabouço jurídico já contempla o auxílio-reclusão para as famílias de eventuais criminosos. Mas também temos que voltar nossos olhos para aqueles que foram vítimas da violência."

Iran Barbosa lembrou ainda que é preciso discutir e indicar como essa despesa será financiada pelo poder público.

O representante da CNBB, padre Nelito Dornelas, lembrou a recente morte do padre Gislei Azevedo Gomes, assessor nacional da Pastoral da Juventude, em 15 de junho. "Ele dizia: não podemos naturalizar a violência. Ela tem que nos angustiar, porque é de fato um absurdo, e nos coloca no nível desumano do ser. Naquele dia, ele nos chamava a entrar na campanha contra o extermínio da juventude. Doze horas depois ele foi vítima de quatro ou cinco jovens."

Padre Gislei defenderia no dia seguinte, na Câmara dos Deputados, o projeto "Juventude Quer Viver", que chamava a atenção do Congresso e da sociedade para o extermínio de jovens. Foi morto por aqueles que defendia.

Reportagem - Eduardo Tramarim/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.