Proposta prioriza produtores no recebimento de crédito falimentar
25/06/2009 - 17:55
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4960/09, do deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), que inclui os produtores rurais entre aqueles que terão prioridade no recebimento de créditos devidos por empresas em processo de falência.
Segundo o texto, a medida valerá para os casos em que o devedor for empresa que se dedique ao beneficiamento ou à comercialização de produtos agropecuários.
Pela proposta, o pagamento a esses produtores seria precedido apenas dos créditos de natureza trabalhista e os decorrentes de acidentes de trabalho, conforme estabelecido na Lei de Falência (11.101/05).
O projeto inclui ainda um representante titular e dois suplentes, indicados por esses produtores, no Comitê de Credores e nas assembléias gerais correspondentes aos processos de falência.
Capital de giro
O autor da proposta argumenta que, em alguns setores da cadeia do agronegócio, "o produtor rural entrega sua produção e recebe o pagamento a prazo, atuando na prática como financiador do capital de giro das empresas que beneficiam e comercializam seus produtos".
Waldemir Moka ressalta que isso tem ocorrido em especial em setores como a pecuária de leite e de corte, a criação de aves e suínos e o fornecimento de cana-de-açúcar às usinas.
Para o deputado, a falência de uma dessas empresas pode ter consequências "devastadoras" sobre determinada região ou cadeia produtiva. "Caso o produtor não receba o pagamento pelos produtos que entregou, dificilmente terá condições de preparar-se para a próxima safra e honrar suas obrigações junto a empregados e financiadores, multiplicando pela sociedade os efeitos deletérios."
Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Câmara aprova preferência para pagamento de advogado
Projeto bloqueia bens de dirigentes de empresas falidas
Projeto aumenta pena por falta de documento em processo de falência
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br