Comissão aprova adesão à Organização Internacional para Migrações
22/06/2009 - 17:51
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (17), o ingresso do Brasil na Organização Internacional para as Migrações (OIM), proposto em mensagem do Executivo. O relator da matéria foi o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).
Em 2004 a OIM aprovou uma resolução autorizando a entrada do Brasil na organização, que tem sede na Suíça e conta atualmente com 125 países-membros. O relator salientou que desde a década de 1980 o Brasil se destaca como um país de emigrantes.
Atualmente, segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 4 milhões de brasileiros vivem no exterior. Destes, 83% concentram-se nos Estados Unidos, no Japão e no Paraguai. Além disso, entre 150 mil e 200 mil estrangeiros vivem ilegalmente no Brasil, a maioria originária de países sul-americanos.
Estes fatores, segundo Dr. Rosinha, tornam importante a participação do País na OIM. "Tanto pelo fluxo emigratório como imigratório, a adesão do Brasil é inteiramente oportuna", disse.
Contribuição
Para integrar a entidade, o Brasil comprometeu-se a contribuir anualmente com o equivalente a 1,702% do orçamento administrativo da OIM - cerca de 466,77 mil dólares -, valor a ser repassado diretamente pelo Ministério do Trabalho, que terá uma rubrica específica para esse gasto.
Fundada em 1951, a OIM tem entre suas funções o combate ao tráfico de seres humanos, a prestação de serviços emergenciais aos imigrantes e o auxílio para políticas de gestão migratória. O deputado Dr. Rosinha destacou que a organização não interfere nos assuntos internos dos países.
Tramitação
A mensagem foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1653/09. Antes de ser votado pelo Plenário, ele será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Parlamento Eurolatino discute tratamento a imigrantes na Europa
Dados sobre fluxo migratório geram polêmica em audiência
Deputados criticam decisão européia sobre imigrantes
Amorim diz que rejeição a brasileiros preocupa governo
Deputados querem anular deportação de brasileiros
Deputado quer regra clara sobre migração internacional
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br