Economia

Câmara aprova prazo maior para renovação de certificado de inspeção

17/06/2009 - 18:11  

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, emendas do Senado ao Projeto de Lei 5800/05, do deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), que amplia de um para dois anos o prazo de renovação do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A matéria será enviada à sanção presidencial.

Os novos setores incluídos na prorrogação de prazo são os fabricantes de alimentos e bebidas, cosméticos, saneantes e produtos para saúde. As emendas estabelecem também que, nos anos sem inspeção, os estabelecimentos deverão realizar uma autoinspeção, seguindo regras do regulamento, e submeter o relatório à Anvisa. O pagamento anual das taxas é mantido.

O texto prevê ainda que o certificado concedido a cada dois anos poderá ser cancelado a qualquer momento, caso a agência comprove o descumprimento das boas práticas.

Manoel Salviano argumenta que os acordos firmados pelo Brasil no âmbito do Mercosul sobre a matéria já estabeleceram o prazo de dois anos para a renovação desses certificados de boa prática.

Notícias relacionadas:
CCJ aprova ampliação do prazo de validade de inspeção sanitária

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.