Direitos Humanos

Mudança na aplicação de penas divide Comissão de Segurança

03/06/2009 - 18:21  

O Projeto de Lei 4209/08, que propõe mudanças na aplicação de penas, divide opiniões na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e teve sua votação adiada nesta quarta-feira para a semana que vem.

A proposta, apresentada pela CPI do Sistema Carcerário, também incentiva a aplicação de penas alternativas. O projeto determina a troca dos termos "poderá" por "deverá" e vice-versa em alguns dispositivos do Código Penal. Por exemplo, ao propor que o condenado a pena superior a oito anos poderá começar a cumpri-la em regime fechado.

No caso do condenado não reincidente, cuja pena seja superior a quatro anos e não exceda a oito anos, ele deverá, desde o princípio, cumpri-la em regime semi-aberto. Para o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou menor a quatro anos, a proposta é que ele deverá, desde o início, cumpri-la em regime aberto.

Parecer contrário
O relator da matéria, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), deu parecer contrário ao projeto. "Acho que hoje a nossa legislação já tem instituto de benevolência o suficiente para atender os presidiários. Eu, particularmente, e outros da bancada da Segurança Pública temos trabalhado pela sociedade, para manter mais tempo o preso perigoso nos presídios."

Já o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que foi relator da CPI do Sistema Carcerário, defende que o projeto tem como objetivo diminuir a superlotação dos presídios, humanizar o sistema e reduzir os custos para a sociedade brasileira. "Está provado mundialmente que a pena de prisão, o cerceamento de liberdade não é o melhor remédio para corrigir a criminalidade."

Para ele, o melhor é multa, "punir o bolso, botar para trabalhar, e não botar 400 mil homens e mulheres dentro de cubículos, em situação totalmente desumana, onde a pessoa não trabalha, não se capacita, não estuda. Na hora em que ele sai de lá, ele sai uma fera."

Voto em separado
A deputada Iriny Lopes (PT-ES), apresentou voto em separado pela aprovação do projeto de lei. O deputado Laerte Bessa pretende reapresentar o seu parecer na próxima semana e não descarta mudanças no texto.

Diante das divergências, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que presidia a reunião desta quarta-feira da Comissão de Segurança Pública, sugeriu a retirada de pauta da matéria para que o relator tivesse mais tempo de analisá-la.

* Matéria atualizada no dia 05/06/09 às 16h50.

Notícias relacionadas
Segurança aprova redução de pena para presos que estudam
Comissão aprova alterações nos crimes de tráfico de pessoas
Relator quer aprovar criminalização de condutas na internet
Comissão rejeita penas maiores para sequestro-relâmpago
CCJ rejeita aumento de pena para quem vende produto vencido
CCJ aprova pena maior para crime contra criança
Segurança Pública aumenta comitiva da inspeção mensal às prisões

Reportagem - Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4209/2008

Íntegra da proposta