Trabalho, Previdência e Assistência

Semáforos poderão ser adaptados para daltônicos

01/06/2009 - 18:44  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4937/09, do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que altera os formatos das lentes de semáforos para beneficiar os motoristas daltônicos, incapazes de discriminar alguns tipos de cores. Segundo a proposta, as lentes com foco vermelho serão quadradas; as amarelas triangulares; e as verdes circulares.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) determina que todas as lentes sejam circulares.

"Com a identificação dos focos de semáforos também por figuras geométricas, além das cores, as pessoas que não conseguem distinguir o vermelho, o amarelo e o verde poderiam conduzir veículos e se integrar com segurança ao trânsito", afirma Gabeira. De acordo com ele, os daltônicos representam aproximadamente 8% da população brasileira, ou quase 15 milhões de pessoas.

Prazos
Ainda segundo o projeto, cada Detran terá um ano para adaptar metade dos semáforos sob sua responsabilidade às novas regras. Todos eles deverão estar adaptados em dois anos.

O deputado argumenta que os custos serão mínimos, pois vão ser trocados ou adaptados apenas os faróis dos semáforos, sem necessidade de mudar os sistemas elétricos e eletrônicos, os postes e barras de fixação e os painéis de sobreposição dos faróis.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias relacionadas:
Publicidade de veículo poderá divulgar leis do trânsito
Câmara aprova aula obrigatória à noite para motoristas
Viação e Transportes cria grupo para revisar Código de Trânsito

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4937/2009

Íntegra da proposta