Deputado quer aperfeiçoar a Comissão de Inteligência do Congresso
07/05/2009 - 20:00
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, discutiram, na Câmara, o funcionamento da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI). Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Severiano Alves (PDT-BA), o colegiado ainda não cumpriu a sua tarefa.
No entanto, ele avalia que o encontro serviu para aproximar o Parlamento do gabinete e da Abin. "Há uma necessidade de entrosamento, para que o Congresso fique inteirado e fiscalize mais as atividades do setor. Evidentemente, há detalhes que não podem ser divulgados publicamente, mas pelo menos queremos saber das principais atividades", ressalta. O importante, segundo ele, é que não haja violação de direitos e das leis.
Uma proposta para regular as atividades da Comissão de Inteligência do Congresso já está pronta e deve ser votada na forma de um projeto de resolução. Os integrantes da Comissão de Relações Exteriores visitarão a Abin, no próximo dia 21, para conhecer as ações desenvolvidas pelo órgão.
Notícias relacionadas:
CPI pede indiciamento de Dantas em relatório aprovado nesta quinta
Severiano Alves é o novo presidente da comissão que fiscaliza Abin
Projeto amplia poder da comissão que fiscaliza a Abin
Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br