Política e Administração Pública

Comissão rejeita uso de recursos do INSS na prevenção de acidentes

05/05/2009 - 11:16  

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou na quarta-feira (29), o Projeto de Lei 1569/07, do Senado, que trata da aplicação de recursos da Previdência na prevenção de acidentes de trabalho.

O projeto destina 1,25% da receita adicional prevista na Lei 6.367/76 para projetos referentes a equipamentos, instalações, ações e campanhas de prevenção a acidentes nos locais de trabalho e doenças ocupacionais. Na prática, a mudança proposta no projeto visa garantir uma fonte de recursos para financiar o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS).

Esses recursos eram aplicados no financiamento da melhoria de instalações e na aquisição de equipamentos por empresas para evitar acidentes de trabalho, mas o fundo foi desativado e, com isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou sem os recursos para a execução dessas ações.

Lei revogada
No parecer pela rejeição do projeto, o deputado Germano Bonow (DEM-RS) reconhece o mérito do projeto, mas lembra que esses recursos não podem ser usados em campanhas educativas, pois a Constituição estabelece que a receita das contribuições para o Regime Geral da Previdência Social só podem ser usadas para o pagamento de benefícios previdenciários.

O relator também lembra que, no entendimento da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a legislação a que o projeto de refere - Lei 6.367/76 - foi revogada pelas Leis 8.212 e 8.213, ambas de 1991.

Bonow adverte que se os recursos do INSS, já insuficientes para o pagamento dos benefícios aos segurados, for usado para outros fins, a situação da previdência pode se agravar. "Em 2007, a arrecadação líquida foi de R$ 129 bilhões, enquanto as despesas com benefícios foram de R$ 185 bilhões", detalha o relator.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, se também for rejeitada nessas duas comissões, a proposta será arquivada. Se for aprovado em uma delas, o projeto será votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas
CCJ aprova suspensão de contrato temporário em caso de acidente
Justiça comum poderá julgar ações de acidente de trabalho
Comissão rejeita sugestão sobre licença médica
Projeto unifica registro de acidentes de trabalho

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1569/2007

Íntegra da proposta