Frente parlamentar cobra políticas de incentivo à fruticultura
23/04/2009 - 20:37
A Frente Parlamentar da Fruticultura cobra ações do Executivo e do Legislativo para ajudar o setor a enfrentar a crise econômica e a gerar mais empregos. Atualmente, o cultivo de frutas no Brasil ocupa 2,5 milhões de hectares e gera cerca de 5 milhões de empregos, mas enfrenta problemas de exportação. Os deputados já discutiram o assunto com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
O coordenador da frente, deputado Afonso Hamm (PP-RS), pediu ao ministro o fortalecimento das políticas da fruticultura no âmbito dos planos agrícolas do governo federal. "Para superar as dificuldades nas exportações, é preciso promover as frutas brasileiras, estimulando o consumo também aqui no Brasil. Além disso, é necessário estimular a industrialização dos sucos e a transformação das frutas em doces. Em relação às políticas gerais de crédito, é importante ampliar o financiamento das áreas de cultivo", ressaltou.
Propostas
Do Legislativo, a frente parlamentar cobra a aprovação de matérias do interesse da fruticultura, como o Projeto de Lei 3267/08, de Afonso Hamm, que está pronto para a apreciação do Plenário. O texto inclui as frutas regionais e os sucos de fruta no cardápio obrigatório da merenda em instituições públicas de ensino.
"A nossa meta é sensibilizar as lideranças políticas para que tenhamos, de forma definitiva, uma política para esse setor. Nós estimamos que serão gerados de dois milhões a três milhões de empregos se essas políticas forem estabelecidas", afirmou Hamm.
A Frente Parlamentar da Fruticultura é composta por 228 deputados e 19 senadores.
Notícias anteriores:
Frente quer incluir fruticultura em renegociação de dívida
Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br