Economia

Meio Ambiente rejeita projeto que pune uso de carvão vegetal ilegal

20/04/2009 - 15:30  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na quarta-feira (15) a responsabilidade criminal solidária das empresas que distribuem ou utilizam carvão vegetal de carvoarias ilegais. A proposta visa reforçar o combate ao desmatamento e contribuir para a preservação do meio ambiente.

A medida está prevista no Projeto de Lei 2340/07, do deputado Juvenil (PRTB-MG). Prevaleceu na comissão o parecer pela rejeição elaborado pela relatora, deputada Marina Maggessi (PPS-RJ).

Segundo a relatora, a legislação ambiental vigente já incorpora de forma satisfatória os objetivos do projeto de lei. São dispositivos da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) que impõem sanções penais e administrativas às condutas lesivas ao meio ambiente, sejam praticadas por pessoas físicas ou jurídicas.

O artigo 46 é o mais específico sobre o tema. Ele pune, com detenção de seis meses a um ano, além do pagamento de multa, o ato de receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal não devidamente licenciados pela autoridade competente.

Tramitação
Devido à rejeição por comissão que analisa o mérito do assunto, o projeto perdeu o caráter conclusivo. Ele será analisado ainda pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Agricultura rejeita proibição de corte em mata renovável
Proposta modifica destinação de recursos de multa ambiental
Comissão aprova fim do uso de carvão de mata nativa em 10 anos
Siderúrgicas podem responder por abusos contra carvoeiros
Ibama multa 60 siderúrgicas por uso de carvão ilegal do MS
MT e RO contestam índices de desmatamento e cobram Incra

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2340/2007

Íntegra da proposta