Comissão aprova devolução de 60% do tíquete a quem perder ônibus
03/04/2009 - 18:00
A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na última quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 2876/08, do deputado Davi Alves Silva Júnior (PDT-MA), que obriga as empresas de transportes terrestres a devolver 60% do valor do bilhete ao passageiro de ônibus e de trem que por algum motivo não tenha podido embarcar. O pedido de restituição, porém, deve ser feito em até seis meses após a data prevista do embarque.
Foi aprovado o parecer do relator, deputado Cláudio Diaz (PSDB-RS), que defendeu a medida. Ele explicou que, atualmente, resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) só prevê a devolução, de 95% do valor da passagem, quando a desistência é comunicada com antecedência de pelo menos três horas do embarque, e a restituição integral quando o assento é vendido para outra pessoa.
Segundo Cláudio Diaz, o projeto equipara o passageiro do transporte terrestre ao do transporte aéreo, que recebe uma restituição de aproximadamente 80% da passagem, se não for promocional, em caso de desistência. A restituição, acrescenta o relator, tem o mérito de evitar que o passageiro sofra prejuízo total.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para as comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Transportes obriga empresas a informar passageiros sobre segurança
Defesa do Consumidor aprova multa por atraso em viagem rodoviária
Câmara rejeita ampliação de vagas para deficientes em ônibus
Atraso na partida de ônibus interestadual pode gerar multa
Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro/SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br