Política e Administração Pública

Parque nacional poderá funcionar em horário integral

03/03/2009 - 11:55  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4599/09, do deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB), que determina a abertura dos parques nacionais à visitação pública em horário integral - 24 horas por dia - e em todos os dias da semana.

A proposta altera a Lei 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. O projeto ressalta, contudo, que cada parque poderá estabelecer restrições e normas próprias para a visitação, em função do seu plano de manejo ambiental.

Entrave burocrático
Vital do Rego Filho lembra que o Brasil tem diversos parques nacionais, que dão suporte a pesquisas científicas e desenvolvem atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Porém, diz o deputado, há atualmente "entraves burocráticos" que impedem ou dificultam o acesso aos parques, como os horários de visitação rigorosos, especialmente à noite. Para o parlamentar, o rigor desse horário gera frustração, pela impossibilidade de observar a movimentação de animais de hábitos noturnos.

"Levando em conta que os parques são públicos, acreditamos que, a princípio, eles devem estar à disposição da população para visitação em tempo integral, sem desconhecer o papel imprescindível do órgão gestor, que continuará a estabelecer restrições conforme o plano de manejo", acrescenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto concede porte de arma de fogo para guarda-parques
MP define transferência de terras federais para Roraima
Projeto autoriza doação para fundo ambiental internacional
Corte de árvores ameaçadas deverá ser autorizado pelo Ibama

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4599/2009

Íntegra da proposta