Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto estimula campanhas para doação de cordão umbilical

06/02/2009 - 09:00  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4480/08, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que torna obrigatória a divulgação, nos meios de comunicação, das possibilidades e dos benefícios da doação de sangue do cordão umbilical e placentário - ricos em células-tronco.

A proposta altera a Lei de Transplantes (9.434/97), que já prevê que é direito de toda gestante o acesso a essas informações durante as consultas pré-natais e no momento do parto. "Esse sangue apresenta grande quantidade de células-tronco e se configura como tecido de grande importância para transplantes, em especial nos casos de doenças sanguíneas", lembra o deputado.

Potencial de cura
"As células-tronco conseguem transformar-se em vários tecidos do organismo. Por isso, apresentam tanto potencial de cura. Cerca de três mil brasileiros se somam, a cada ano, à fila de transplantes de medula. Muitos não chegam a encontrar um doador", continua Britto.

O deputado lembra ainda que o Brasil conta com a Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para Transplantes de Células-Tronco Hematopoiéticas (BrasilCord). Essa rede pública é formada por bancos de sangue de cordão umbilical e placentário, como o do Instituto Nacional de Câncer (Inca), com base nas necessidades e na diversidade étnica e genética da população brasileira.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita criminalização de pesquisa com células-tronco
STF libera uso de células-tronco aprovado pelo Congresso
Projeto exige bancos de cordão umbilical em todo o País
Seguridade aprova ampliação de exceções a fila de transplantes
Proposta cria regras para identificação de recém-nascido

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4480/2008

Íntegra da proposta