Política e Administração Pública

PEC expropria imóvel urbano usado para tráfico de drogas

06/01/2009 - 10:02  

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 298/08, do deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que inclui imóveis urbanos entre os que podem ser expropriados pelo poder público caso sejam utilizados para produção, venda ou distribuição de drogas ilícitas.

Atualmente, a Constituição permite a expropriação de imóveis nas áreas rurais onde há cultura ilegal de plantas psicotrópicas (Artigo 243). A PEC propõe que a expropriação do imóvel urbano seja feita sem pagamento de indenização. A medida não substituirá outras sanções já previstas.

A destinação dos imóveis urbanos expropriados será decidida pelo poder público. Segundo Coutinho, a proposta não busca restringir o direito à propriedade, mas impedir que o interesse particular do dono do imóvel se sobreponha ao da coletividade.

Tramitação
A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da matéria, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Câmara aprova disciplina sobre drogas na educação básica
Trabalho aprova ampliação de convênios da União contra drogas
Comissão aprova tipificação de custeio do narcotráfico como lavagem
Projeto aperfeiçoa lei de combate à lavagem de dinheiro
Segurança aprova mudança na lei sobre tráfico de drogas

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 298/2008

Íntegra da proposta