Política e Administração Pública

Câmara rejeita repasse direto do Fundo de Assistência Social

29/12/2008 - 12:49  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, no último dia 16, o Projeto de Lei 4362/04, que permite o repasse direto de recursos financeiros do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a entidades privadas sem fins lucrativos. Atualmente, essas entidades só recebem recursos do FNAS por meio de transferências dos governos estaduais e municipais. A proposta, de autoria da deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), será arquivada, pois o parecer da Comissão de Finanças é terminativo.

O relator, deputado Fernando Coruja (PPS-SC), recomendou a rejeição da proposta. Para ele, é mais adequado manter o sistema atual de fundos estaduais e municipais de assistência social, com seus respectivos conselhos. Esse sistema, segundo Coruja, permite maior controle e fiscalização da aplicação dos recursos e das ações realizadas.

Fernando Coruja ressaltou que a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com gestão informatizada e fluxo de informações via internet, aumentou a eficiência na gestão dos recursos destinados a entidades privadas de assistência social. O deputado disse que, por esse motivo, não há necessidade de aprovar o projeto, que pretendia diminuir a burocracia e o atraso no repasse dos recursos.

O relator lembrou, ainda, que a aprovação do projeto exigiria a montagem de uma "vasta estrutura administrativa" federal na área de assistência social, que ficaria responsável pela assinatura de convênios com as entidades privadas e pela efetivação de repasses dos recursos do FNAS.

Um projeto semelhante ao que foi rejeitado ainda tramita na Câmara. É o Projeto de Lei 3696/08, do deputado Hermes Parcianello (PMDB-PR), que aguarda análise da Comissão de Seguridade Social e Família.

Notícias anteriores:
Chinaglia consultará Senado sobre MP das Filantrópicas
Grupo de trabalho aprova consolidação de leis assistenciais
Sessão homenageia 15 anos da Lei Orgânica da Assistência Social
Trabalho aprova incentivo financeiro para ONGs e terceiro setor

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4362/2004

Íntegra da proposta