Educação e Cultura aprova criação da Universidade Latino-Americana
08/12/2008 - 15:09
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (3) o Projeto de Lei 2878/08, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
A universidade deverá promover o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com os países da América Latina, especialmente os integrantes do Mercosul.
De acordo com o relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), a Unila será bilíngüe (português/espanhol) e terá seu campus instalado em uma região fronteiriça (Argentina, Paraguai e Brasil), marcada pela diversidade cultural, nas proximidades da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.
Dez mil alunos
"Os envolvidos nos processos de formação da Unila terão a oportunidade de vivenciar o aprendizado das duas línguas, interagindo com base no reconhecimento das características próprias e no respeito mútuo", explicou.
A meta é ter 10 mil alunos em cursos de graduação, mestrado e doutorado e cerca de 500 docentes. O orçamento anual está estimado em R$ 136 milhões e há possibilidade de cooperação financeira de outros países latino-americanos.
Para Vanhoni, a nova universidade vai ajudar no cumprimento do Plano Nacional de Educação que prevê a matrícula de pelo menos 30% da população de 18 a 24 anos na educação superior até 2010.
Tramitação
O projeto – já aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania. Há requerimento do líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), ainda não votado pelo Plenário, solicitando urgência para a tramitação.
Notícias anteriores:
Comissão aprova criação da universidade latino-americana
Estudantes e universidades pedem revisão de avaliação de ensino
Câmara proíbe acúmulo de vagas em universidades públicas
Aprovada cota para negros, índios e pobres em escolas federais
Comissão de Trabalho aprova criação de universidade em Chapecó
Trabalho aprova criação da universidade luso-afro-brasileira
Proposta inclui instituições oficiais não-gratuitas no Prouni
Finanças rejeita nova fonte de recursos para universidade pública
Ministro defende mais investimentos em educação no Mercosul
Especialistas criticam modelo de financiamento do ensino superior
Professores defendem autonomia universitária com supervisão do Estado
Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Newton Araújo Jr.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br