Política e Administração Pública

Relator quer mudar fator previdenciário sem desequilibrar INSS

02/12/2008 - 14:54  

O relator do Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que acaba com o fator previdenciário, deputado Pepe Vargas (PT-RS), prevê que a proposta será alterada para diminuir o seu impacto nas contas da Previdência (Instituto Nacional de Seguro Social).

Em vigor desde 1999, o fator previdenciário foi criado para desestimular aposentadorias precoces. O fator é uma fórmula de cálculo das aposentadorias que diminui o benefício para aqueles que se aposentam por tempo de serviço e não por idade.

Desafio
No relatório que apresentará em breve à Comissão de Finanças e Tributação, Pepe Vargas avalia que o grande desafio será apresentar um parecer que atenda aos interesses dos aposentados, sem prejudicar o equilíbrio financeiro da Previdência.

De acordo com Pepe Vargas, o ministro da Previdência, José Pimentel, em encontro nesta terça-feira "não fechou a porta" para a possibilidade de fazer mudanças nas regras atuais. Segundo o deputado, essas mudanças viriam em favor dos trabalhadores aposentados.

"Obviamente que ninguém vai aceitar uma regra que dificulte ainda mais a vida das pessoas", destaca o parlamentar. "Mas devemos discutir essas regras à luz do equilíbrio das contas da Previdência não só no curto prazo, mas também no médio e longo prazos."

Votação difícil
No entanto, Pepe Vargas acredita que dificilmente a proposta será votada ainda neste ano na Comissão. "De nada adianta votarmos na Comissão se depois não vai para o Plenário logo. Também de nada adianta votarmos algo aqui que depois será vetado pelo Executivo", destaca o parlamentar. "Então talvez seja o caso de conversar bem e tentar encontrar uma alternativa que seja factível, viável."

Notícias anteriores:
Orçamento: relator vê dificuldade para aumentar aposentadorias
Comissão aprova compensação entre regimes próprios de Previdência
Ministro da Previdência pede recursos para novos postos do INSS
Proposta cria adicional para aposentado que voltar a trabalhar

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3299/2008

Íntegra da proposta