Comissão vai fazer auditoria sobre estações de radiofreqüência
28/11/2008 - 13:26
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai fazer auditoria na fiscalização feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relativa ao cumprimento de normas sobre limitação da exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos na faixa de radiofreqüências entre 9 kHz e 300 GHz. Entre os equipamentos emissores estão as estações de telefonia celular e as de transmissão de rádio e TV.
Na quarta-feira (26), a comissão aprovou proposta de fiscalização e controle (PFC 39/08) que prevê essa auditoria. A autora da PFC, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), afirma que a proposta foi motivada por uma série de denúncias sobre "claras e flagrantes irregularidades" na instalação e funcionamento de estações de radiocomunicação, o que estaria expondo a população ao risco de contaminação por campos eletromagnéticos. A fiscalização deverá ser feita em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).
O relator na comissão, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), defendeu a aprovação da proposta. Em seu relatório, o deputado declarou que, aparentemente, "a fiscalização que a Anatel vem realizando não garante à população brasileira que os cuidados preconizados pela Organização Mundial de Saúde estão sendo tomados".
Erundina disse que já havia solicitado à agência informações sobre esse tipo de fiscalização, mas destacou que a resposta do órgão regulador foi insuficiente. Ela citou como exemplo a fiscalização de apenas 48 estações rádio base de telefonia móvel em 2006 no município de São Paulo, que conta com um total superior a 2,1 mil estações.
Notícias anteriores:
Câmara aprova normas para instalação de antena de celular
OMS propõe avanço nas leis sobre efeitos da radiação
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br