Comissão aprova trabalho voluntário para área de Meio Ambiente
04/11/2008 - 17:06
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na última quarta-feira (29) o Projeto de Lei 1706/07, do deputado Rodovalho (DEM-DF), que inclui a defesa e proteção do meio ambiente entre as atividades compatíveis com o serviço voluntário. A Lei 9.608/98, que regulamenta a área, menciona apenas atividades que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.
O relator da proposta, deputado Edson Duarte (PV-BA), ressaltou que dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam o Brasil como um dos países onde a população está mais envolvida com atividades voluntárias ou ações de solidariedade. Em 2001, por exemplo, eram cerca de 42 milhões de pessoas. O Meio Ambiente ganharia, na opinião de Duarte, fortes aliados com a associação de voluntários. O relator propôs apenas correções formais ao texto, e recomendou sua aprovação.
O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária. E, para Rodovalho, a mudança dará segurança a entidades que queiram atuar na área com ajuda gratuita de voluntários. Além do trabalho prestado por pessoa física, poderão atuar na área entidades públicas e instituições privadas sem fins lucrativos.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Trabalho voluntário poderá integrar currículo de graduação
Projeto inclui voluntariado em prova de título de concurso
Reportagem - Marcello Larcher/SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br