PSDB vai dificultar apresentação do parecer da reforma tributária
29/10/2008 - 15:50
A reunião da comissão especial da reforma tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras) para a leitura do parecer do relator, deputado Sandro Mabel (PR-GO), não foi aberta devido à Ordem do Dia, mas o PSDB já anunciou a intenção de dificultar a realização da reunião. Além disso, caso a reunião tenha início, o partido está disposto a usar o instrumento regimental da obstrução.
De acordo com o deputado Paulo Renato Sousa (PSDB-SP), os tucanos são contrários à votação das Propostas de Emenda à Constituição neste momento de crise financeira. Para ele, trata-se de assunto complexo, que tem a ver com a economia estabilizada, e não se sabe o tamanho dessa crise. "O País está inseguro, e eu acho que, até que o panorama fique mais claro, não devemos mexer numa coisa tão ampla quanto a reforma tributária. Além disso, acho que o governo, por meio dos partidos da base, está procurando atropelar essa questão e fazer uma votação de afogadilho."
O parlamentar alega que os deputados conhecem o parecer do relator de uma forma geral, mas "os problemas costumam estar nos detalhes, que até agora são desconhecidos", por isso, segundo Paulo Renato, todos procuram se articular com os demais partidos de oposição para que transcorra o maior tempo possível dentro da comissão e se tenha um período maior para análise do parecer.
Obstrução política
Para o relator Sandro Mabel, a posição do PSDB é uma obstrução política e não à reforma tributária em si. A decisão de fazer ou não a reforma, na visão de Mabel, caberá aos políticos. "Aproximam-se as eleições para a Presidência da República, e há outras questões políticas que fazem com que um não queira dar o trunfo para outro", observou o parlamentar.
Sobre a possibilidade de o PSDB estar defendendo a posição dos governadores de seu partido, entre eles o de São Paulo, José Serra, de Minas Gerais, Aécio Neves, e do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, estados que temem perder com a reforma, Mabel disse: "A noticia que eu tive é que o governador Serra é que tem passado essa posição. O governador Aécio tem demonstrado apoio, e a governadora Yeda Crusius, através de seu secretário da Fazenda, tem demonstrado que existe uma posição de apoio."
Quanto à possibilidade de a reforma tributária ser enterrada mais uma vez, Mabel disse esperar que isso não ocorra. "Espero que possa haver sensibilidade para se deixar a política de lado e pensar no Brasil. Acho que é hora disso." Reportagem – Marise Lugullo
Edição - Newton Araújo Jr.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br