Educação, cultura e esportes

Educação aprova garantia de ensino profissionalizante para orfãos

21/10/2008 - 11:32  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (15) o Projeto de Lei 2475/07, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que garante a adolescentes órfãos a matrícula em cursos profissionalizantes e estágio em órgãos governamentais ou empresas privadas. Segundo a proposta, caberá às instituições responsáveis pelo adolescente e aos estabelecimentos educacionais e de formação profissional tomar as medidas cabíveis para cumprir a lei, após a sua aprovação.

O relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), recomendou a aprovação da proposta com emendas que fazem apenas ajustes de redação. As modificações substituem a expressão "orfanato", do projeto original, por "instituições sociais". Dessa forma, a proposta passa a beneficiar jovens sob a guarda de instituições sociais e não apenas os residentes em orfanatos.

Segundo o relator, o projeto vai assegurar o acesso a serviços essenciais a um grupo exposto a situações de risco. Ele argumentou que, em 2005, segundo dados do Unicef, havia no Brasil 3,7 milhões de crianças e jovens órfãos de pai ou de mãe, o que colocava o País na 9ª posição entre os países em desenvolvimento com maior número de órfãos no mundo.

"Quando privados da oportunidade de crescer em um ambiente familiar, as crianças e os jovens recebem menos estímulo, menos atenção individual e amor, o que compromete sua preparação para o [mercado de] trabalho, para a vida social e mesmo pessoal. Freqüentemente, enfrentam discriminação e podem sentir-se excluídos", disse Lelo Coimbra.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Órfãos podem ter prioridade em matrículas escolares

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2475/2007

Íntegra da proposta