Segurança

Projeto exige modelo padronizado para boletim de ocorrência policial

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado

27/10/2025 - 14:06  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Deputado Eduardo Velloso (União-AC) em comissão da Câmara dos Deputados
Eduardo Velloso: medida possibilitará a uniformidade dos registros

O Projeto de Lei 3666/25 exige modelo padronizado de boletim de ocorrência para todos os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 13.675/18, que criou o Susp.

A proposta prevê ainda a inclusão dos dados daqueles documentos no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).

“A padronização dos boletins de ocorrência possibilita a uniformidade dos registros, garantindo que as informações relevantes sejam coletadas de maneira consistente”, disse o autor da proposta, deputado Eduardo Velloso (União-AC).

“Além disso, a centralização dos dados desses documentos no Sinesp permitirá uma análise mais aprofundada e precisa das ocorrências criminais, facilitando a identificação de padrões e tendências de criminalidade”, assegurou ele.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta