Projeto amplia convênios da União contra drogas
10/09/2008 - 10:50
O Projeto de Lei 3640/08, do Senado, permite que a União celebre convênios com os municípios para prevenir o uso indevido de drogas e possibilitar a reinserção social de usuários e dependentes. A proposta também autoriza a União a firmar convênio com o Distrito Federal para prevenir e reprimir o tráfico e o uso de drogas.
O projeto altera a Lei 11.343/06, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Essa lei já prevê convênios entre a União e os estados para prevenir e combater o uso de substâncias entorpecentes.
O autor da proposta, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), lamenta que a Lei 11.343/06 não tenha incluído o Distrito Federal e os municípios entre os entes que podem firmar convênios com a União, tanto de natureza técnica quanto financeira.
Segundo a Constituição, cabe à Polícia Federal prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas. A União, os estados, o DF e os municípios atuam concorrentemente na prevenção ao uso indevido de drogas, inclusive com dotação orçamentária própria.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Segurança aprova mudança na lei sobre tráfico de drogas
Comissão restringe venda de anabolizante e psicotrópico
Rádio e TV podem ter de veicular campanhas antidrogas
Comissão aprova pena maior para venda de drogas a crianças
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br